Essa é a segunda atualização dos investidores do Cozinha criatura, descrevendo nossa segunda semana de funcionamento. Essa página é exclusiva para os investidores, não sendo vista por mais ninguém no blog.
Para acessar a tabela de relatório de ganhos, clique aqui.
Os assuntos dessa atualização serão:
- Pontos de venda - Quentinhas criatura
- Lanches naturais CC
- Cozinha criatura: Catering e Eventos
Pontos de venda - Quentinhas criatura
Desde a ultima atualização dos investidores, temos ido atrás de um locais apropriados para criar um roteiro semanal de venda das quentinhas.
Após uma seleção no google dos locais que seriam mais apropriados ao nosso público consumidor fomos as ruas com nossa pesquisa de público (anexa ao e-mail dos senhores) para fazer um levantamento do potencial de venda de cada local.
Entre os locais escolhidos haviam: uma escola pública (professores), orgãos públicos da região, cursos pré vestibular e faculdades particulares.
Resultados:
Fórum central de Salvador, OAB, Secretária pública: O público não tinha muito interesse em compras nossas quentinhas pois não aceitamos ticket refeição, sem contar a alta concorrência nos entornos.
Professores: mesmo empecilho que outros funcionários públicos, somado ao fato de que havia um convênio com a empresa terceirizada da cantina para atender os professores,
Cursos pré vestibular: Baixa procura, boa parte dos alunos comiam em casa.
Faculdades particulares: Até então era nossa maior aposta em termos de público alvo, principalmente duas delas: A Maurício de Nassau, por conta da proximidade, e a Anhanguera Núcleo pós graduação, pois teria um público com maior poder aquisitivo e com menos tempo livre.
Na faculdade Maurício de Nassau não há volume de alunos no horário da manhã, sendo a maioria dos cursantes no horário noturno. E por existir uma cantina na faculdade, só teríamos permissão para vender fora do perímetro da faculdade, na calçada, sob o sol.
O núcleo de pós da Anhanguera tomou outra função recentemente, se tornando o núcleo de EAD de Salvador, informação que ainda não chegou nas imagens do google street view.
MAS E AÍ, E AGORA?
Não, o projeto não foi descontinuado. De acordo com a última assembléia da dos estudantes e professores da UFBA, a greve está próxima de seu fim. A UFBA tem público certo e garantido, com nenhuma concorrência. Mas é preciso esperar...
A logística de levar a comida para a UFBA é simples, pois com uma pequena caminhada a partir de casa já é possível pegar o ônibus circular da faculdade, que é grátis, tem menos risco de lotação, motoristas que se arriscam menos e existe grande possibilidade de vender no próprio ônibus para pessoas indo de um campus a outro que não terão oportunidade de comer no restaurante universitário.
O que faremos nesse meio tempo?
Lanches naturais CC
Nossa filosofia é a que toda adversidade serve para lhe mostrar outra possibilidade.
Levando em consideração os materiais nos quais já tínhamos investido, o nosso público alvo e onde poderíamos os alcançar, escolhemos que o mais adequado nesse meio tempo seria vender somente os lanches naturais em festas e eventos.
Pontos positivos:
- Cria a oportunidade de refinar-mos as receitas antes de começar a vender as quentinhas, que são produção de muito maior escala.
- Já apresenta nossos serviços ao público alvo em um contexto mais descontraído.
- Faz com que tenhamos acesso a uma gama muito maior de pessoas, gerando novas oportunidades e contatos, principalmente no meio de produção.
- Não necessita de mais nenhum gasto imediato de equipamentos
Pontos negativos:
- Taxa de lucratividade menor
- Menos dias da semana de atuação
- Não cria a possibilidade de fechar um pacote semanal.
Já atuamos em três eventos essa semana:
Jukebox Party - Rio vermelho
Forró da FACED - UFBA
Hypnose beats - Largo dos aflitos
Resumo Jukebox party: Foi em uma quinta feira de muita chuva. Péssimo dia da semana e péssimas condições climáticas. Pouquíssimas pessoas atenderam a festa e ao bairro em questão, na qual só pudemos vender do lado de fora da casa de shows. Ainda assim o resultado final foi positivo, gerando em 3 horas uma receita de R$70,00, já cobrindo as matérias primas (que foram usadas no evento seguinte) e o custo do taxi de retorno.
Resumo Forró da FACED: Mesmo com a UFBA em greve, os diretórios acadêmicos dos alunos tem autonomia para realizar festas na faculdade. Nesse caso foi o diretório acadêmico da faculdade de educação física que organizou o evento. A priore não iriamos, ficamos sabendo do evento no dia, aí em um golpe de ímpeto preparamos os lanches, em menos de uma hora, e saímos para vender. Fluxo enorme, o público era majoritariamente pessoas de fora da faculdade. A organização do evento estava vendendo comida, com estrutura devida e boa iluminação, o que nos ofuscou. Tivemos R$50,00 reais de receita em 4 horas.
Resumo Hypnose beats: Esse foi o dia mais antecipado. Realizamos divulgação no evento do facebook, o que chamou muita atenção, principalmente pelo material fotográfico que criamos para realizar a divulgação. Nossa postagem foi a mais movimentada de todo o evento, tendo pessoas interessadas até em reservar seus lanches com antecedência. Pegamos a entrada e a saída dos convidados, as 23h e as 04h. Vendemos muito, gerando 210 reais de receita e um ótimo feedback. O local fica a 10 minutos andando da Casa Antuak, anulando os custos de transporte.
![]() |
| Foto divulgação 1 |
![]() |
| Foto divulgação 2 |
![]() |
| Foto divulgação 3 |
![]() |
| feedback 1 |
![]() |
| feedback 2 |
Essa última noite provou que é viável desde que estejamos no evento certo e bem localizados, o que requer organização e planejamento adiantado.
Próximos eventos
Já estamos criando o roteiro das próximas semanas, entrando em contato com todos organizadores dos eventos para saber como funciona e se existe a possibilidade de vender dentro do evento.
Estaremos presentes no encontro internacional de artes IC9, nos dias 19 e 20 pela noite.
No evento Ápice, novamente no Amsterdan Pop Club, no dia 21.
Na festa TropKaos no clube idearium (provavelmente vendendo dentro da festa, exclusividade de venda) no dia 22 pela noite.
Na festa TropKaos no clube idearium (provavelmente vendendo dentro da festa, exclusividade de venda) no dia 22 pela noite.
Show Colaborativo na pista de Skate do Vale dos Barris, dia 23 pela tarde.
No evento de música eletrônica do bar A TAVERNA no rio vermelho, dia 28 pela noite.
No festival artístico da ufscar (FUSCA) como projeto inscrito, dia 29.
O boca a boca nos elevará, e a proximidade ao cliente abrirá oportunidades a coisas maiores. Já antecipando isso estamos a criar um portfólio para a realização de eventos...
Cozinha criatura Catering e eventos
Nesse meio tempo investiremos em criação de portfólio e material visual para divulgação de nossos serviços de catering e eventos, criando assim oportunidades pontuais que podem gerar lucro certo e garantido. De aniversários entre amigos a casamentos de 200 pessoas, creio que somos capazes de nos organizar e captar pessoas aptas a nos ajudar a realizar eventos de tal porte.
Mas para isso o importante é divulgar nosso serviço (através da página e da própria comida) para criar uma aura de segurança aos futuros contratantes.
Esses são nossos planos atuais.
Para retirar qualquer dúvida, não hesite em nos questionar pelo e-mail!
Acompanhem a página e o blog.
Até a próxima!
Até a próxima!






1 comments:
parabéns pela abordagem, criatividade e pelo esforço/perseverança...
Postar um comentário